- Área: 285 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Sergio Pirrone
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes são um windsurfista profissional e seu irmão que queriam uma casa em Matanzas para aproveitar as mudanças de estações do ano e ter acesso às ondas e condições do vento no Chile. O trabalho da comissão foi construir uma casa como um pequeno hotel, de modo que cada ambiente fosse independente do resto.
A habitação foi projetada como volumes independentes, um para a área pública e outra para a mais privada. O primeiro contém a área da lareira, televisão, sala de estar e jantar, cozinha e no piso térreo há uma academia e um depósito. O segundo volume é colocado em um nível intermédio, que inclui as três suítes e um banheiro de hóspedes.
Era importante fechar a casa para o sul a fim de protegê-la dos ventos fortes e tempestades. E aberta para o norte com terraços sombreados, como um espaço intermediário entre o entorno e o interior. A altura da casa é definida em termos de pontos de vista, em direção à baía de Matanzas. A sala de jantar é a mais alta acima do nível do térreo natural. O volume do dormitório é intermediário em relação ao pavimento mais baixo para garantir maior privacidade.
A casa é totalmente feita de madeira. Toda a estrutura é colorida de carbolínio (cor preta) e o revestimento das paredes é em marrom escuro. Os interiores foram trabalhados com paredes e tetos brancos. O chão é feito de madeira. A construção foi considerada simples, utilizando-se apenas de matéria-prima e mão de obra locais.
Buscando um construção econômica, utilizamos materiais de dimensões padrão (madeira compensada, fachada externa e interna de madeira, etc).